domingo, 25 de abril de 2010

Segurança Eletrônica é uma necessidade?


Durante a minhas investidas em busca de clientes potenciais que vejo terem a necessidade premente de instalarem algum tipo de sistema de segurança, seja alarmes, cftv, barreiras ou cerca elétrica, me deparo inicialmente com uma forte negativa. Muitos dizem não antes mesmo de saber qual o verdadeiro propósito, e o por que eu fui levado até ali. A maioria pensam que ao lhes oferecer serviços de segurança, monitorada ou não, estou apenas querendo vender produtos, ou seja, equipamentos de segurança. Sequer imaginam a sua necessidade; ou até sabem que precisam, porém, o que deveria ser prioridade é deixado em segundo ou terceiro plano.


As prioridades são invertidas. Muitos sabem o risco que correm ao estabelecerem ( sem querer fazer terrorismo, mas já fazendo...) comercialmente em algum tipo de negócio. Nos dias atuais, abrir uma porta pra vender ou comercializar algum produto estabelece um pacto de risco - que necessáriamente se deve correr. Os riscos estão colocados ao lado "dos medos", onde o empresário ou dono de um negócio tem que conviver paralelamente com as duas situações.


Mas diante disso, por que a segurança não é priorizada?


Existe um ditado que diz que "o brasileiro só fecha a porta depois que é roubado". O incrível que isso é real!...

Um certo dia alertei um cliente sobre a necessidade dele instalar determinado tipo de sistema de segurança em seu estabelecimento. Fazendo pouco caso, disse-me que nada aconteceria de errado em seu estabelecimento, haja vista ser antigo no bairro e conhecido por todos. Não insisti, apenas o alertei dentro da minha visão profissional. Passado alguns meses, recebi a ligação desse amigo pedindo que eu o visitasse afim de fazer um orçamento de alarmes, em razão de ter sido a sua casa invadida por um indivíduo que tentava rouba-lo.


Situações como essa tem se repetido na vida de muitas pessoas que acham que não precisam guardar a sua residência, empresa, enfim...


Não obstante a isso, temos que concordar que hoje em dia é necessário nos cercar de segurança por todos os lados. Ninguem está imune de sofrer algum tipo de violência ou ter seu patrimônio invadido por pessoas de má indole e violentas. Temos visto que mesmo com todo o aparato de segurança, muitas pessoas são vítimas de algum tipo de ocorrência envolvendo, assalto, roubo ou até mesmo assassinato. Muitas pessoas tem tido perdas consideráveis, seja no âmbito material ou pessoal.


Todavia existem meios de prevenção através das empresas de segurança eletrônica - que se faz necessário, em muitas situações - que prestam serviços de monitoramento 24 horas. Muitas exercem uma função de parceria com o cliente, tomando conta de estabelecimentos residenciais e comerciais, principalmente quando o cliente tem necessidade de se ausentar do seu domicílio e/ou empresa. A presença de uma empresa de monitoramento que seja séria e idônea, cria um efeito inibidor diante de uma possível invasão de intrusos, em razão da interação comercial entre a empresa e o cliente. A isso chamamos de parceria de prestação de serviços. A empresa não vende produtos; presta serviços. As vendas são consequências dessa parceria.


Eis a razão, porém, de todos os segmentos sociais ficarem atentos à necessidade de empreender segurança.

É uma necessidade atual...Um mal necessário.

Nenhum comentário: